Pular para o conteúdo principal

Chegou a hora da faxina

Chegou a hora da faxina

No processo de desobstrução das minhas veias bailarinas vou descobrindo velhos sentimentos que pareciam ter feito parte de algum sonho, de alguma ilusão. Não, eles estão aqui comigo, como os medos de infância e os nãos da vida. São reais, vividos, mas reprimidos.

Ao mobilizar o corpo na dançaterapia, obrigo as memórias musculares a renascerem. Voltam no corpo, pelo corpo, com o corpo. São mais do que rememorações. São sensações emocionais que ultrapassam as classificações do sentir cotidiano.

A cada percepção despertada surgem outras sensações, que despertam mais impressões e que produzem espantos, maravilhamentos, assombros e emoções. O corpo é um gravador das experiências vividas que esconde um repositório de afetos.

O movimentar fora do padrão da dança provocada deflagra em mim um processo de limpeza pela reflexão. Descubro que o organismo vivo, antes de mais nada, é um amontoado de mortes. Perdas acumuladas, decepções empilhadas, frustrações sobrepostas.

Ao lançar os braços em direção ao nada, faço brotarem consciências que desconhecia. Vão surgindo mensagens gravadas no memoria da negação. Repousa tudo lá, guardadinho nos músculos que se atrofiam, endurecem e matam os movimentos. Até que o gesto geste.

A música sugere, indica, aponta, mas é o aceno ao passado que mobiliza as energias que destroem as proibições. Sem o som seria muito mais difícil. A harmonia das notas induz à dinâmica ancestral de reconciliação entre corpo, mente e espírito.

Ao gingar e balançar ao sabor da intuição, vou desencarcerando aquilo que aprendi a esconder. Vou abrindo páginas de livros proibidos das estantes do porão. Mexo e recobro todas as danças que ficaram impugnadas pela colonialidade do sentir.

É importante isso. A colonialidade nos ensina a funcionar conforme as regras impostas pelo colonizador. O mesmo europeu que invadiu esta terras e impôs suas condições para nossa sobrevivência é o algoz dos nossos sentimentos.

Dançar é o limite máximo das proibições. O que é afro, indígena e não branco está fora dos limites. A censura aos corpos é parte indissociável da colonialidade. Proibe o movimento livre, o gestual espontâneo e a naturalidade das sensações. Tudo é proibido, tudo negado, tudo precisa ser encoberto, vestido.

Giro, me abaixo, deito e rolo no piso da sala forrada com tacos. O lugar dos ensaios coreográficos da escola de dança se transforma em plataforma de lançamentos. Solto meus monstros ao universo e exijo a retomada dos meus territórios.

Dançar é dizer não às ideias limitantes de do modelo hegemônico branco, cristão e subserviente. É desrespeitar o suposto poder maior de algum deus. Prefiro o politeísmo dos indígenas e afrodescendentes, que ensinam a humanidade do sagrado.

Meu corpo é a casa das divindades que guarda minha alma. Chegou a hora da fazer faxina.

Axé! Ahow! Viva!

Maurício Cintrão
mauricio.cintrao@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lá embaixo, o rio

  Talvez seja o maior desafio pessoal dos últimos anos. Talvez eu já tenha enfrentado outras batalhas sem nem ter percebido. Mas nunca me senti tão perto do limite como agora. Estou praticando uma trilha na beira do precipício. Às vezes olho para baixo. Às vezes olhos para o céu. Quase sempre olho em frente, para o caminho.  Não sei para onde vou. Mas vou seguindo. Vou rompendo limites.Vou desafiando minhas limitações. Apesar do esforço, tenho medo de gostar de olhar prá baixo. No pé do desfiladeiro corre um rio agitado, aprisionado por rochas. O barulho é convidativo. A altura é assustadora. A picada no meio da mata é ameaçadora. É preciso estar atento. E nem sempre estou forte. Conto com a companhia da solidão e com o aconchego de algumas pessoas amigas. São elas que chamam minha atenção quando namoro com o que há lá embaixo.  Vá seguindo, um passo de cada vez. Não desista. Não desanime. A dificuldade é só uma componente do trajeto. Mais pra frente o caminho fica mais f...

A catarse da confecção de máscaras

A minha atividade de arte educador envolve várias ações práticas, entre elas oficinas de artes em escolas, instituições e feiras de artesanato. Isso vem acontecendo mais intensamente há quatro ou cinco anos, desde que comecei a cursar Licenciatura em Artes Visuais, pela Uniasselvi. Sou jornalista aposentado com especialização em Arte Educação. Nas horas vagas, exercito possibilidades como artista visual. É por conta dessa atividade que fui formando uma rede de amigos (especialmente educadores), que conhecem minhas experiências estéticas com máscaras de diversas formas e tamanhos. Faço máscaras reutilizando papelão de caixas, transformadas com o uso de fita crepe, arame galvanizado, papel jornal e tinta PVA de artesanato. O resultado é interessante e atrai a atenção das pessoas. Os professores que o digam. Anda vira e mexe, sou convidado para ministrar oficinas em sala de aula. Aqui, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de SP, estou engatinhando nesses relacionamentos. Mudei para cá n...