Pular para o conteúdo principal

O Pantanal virou sertão

 

O balanço das ondas encanta meus sonhos desde que lembro do sonhar. Antes de descobrir o mergulhar, aprendi a balançar em barcos, lanchas comerciais e ferry boats. Quem é das águas sabe o que é isso. A vida nas marolas é parte de quem circula pelo mar, pelos rios, pelos lagos, pelo Pantanal.

Mas existe um outro balanço que nos faz flutuar e esse depende do ar, da terra e do sonhar. É o balanço da dança, que faz da vida uma festa, um carnaval de alegria. E foi nesse remelexo que descobri com quantos bailarinos se tece um sonho. Feito os galos de João Cabral de Mello Neto, na coreografia dos aprendizados, um dançarino sozinho não faz a manhã.

E a manhã se fez à noite no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. Cinquenta alunos da Luminis Escola de Dança (um grupo de graciosos dançarinos de várias idades), sete professores e mais uma equipe de fiéis escudeiros, deram corpo à sua versão de Cordel Encantado. Foram 14 atos graciosamente dispostos ao longo de quase duas horas, misturando xote, baião, maracatu, tango, MPB e salsa (ou era mambo?).


Mergulhei na encenação. Estava na dupla perspectiva de espectador e aluno. Não, eu não dancei. Eu ainda não danço. Estava lá como parte do meu processo de dança terapia. Sou apenas um aprendiz em estágio de gestação. Estava entre cerca de duas centenas de outros encantados amigos, parentes, incentivadores, amantes, amados.

Fomos presenteados com belíssimas exibições, acolhidas com amor, carinho e orgulho. Voltei aos tempos em que assistia às encenações dos meus filhos na escola. Ou quando assistia aos espetáculos da prima da minha ex-mulher em sua escola de balé. É preciso desenvolver generosidade nesses momentos. E a gente aprende.

Porque, mais do que degustar o produto de horas e horas de ensaios, quem assiste a espetáculos como esses aprende a assistir.  Afinal, cultura é isso: é uma troca, é um acordo, é uma construção. E como tudo na vida, é uma atividade cheia de erros e acertos, de cair e levantar, de superar, ultrapassar, vencer.

No centro do espetáculo estavam a princesa Jesuína, herdeira de um reino distante, e a cangaceira Açucena, flor do sertão nordestino. Um par de lindas mulheres que descobre o amor verdadeiro e entrega aos espectadores a graça e a beleza do amar sem medo.

Que lindos são os seres capazes de emocionar as gentes nestes tempos tão difíceis em que o amor é tratado como mercadoria. Tempos fluidos superados pelo amor de alguns, que ainda conseguem confeccionar espaços do mais puro aconchego.

Em um curioso entrelaçamento de fitas, chitas e rendas, o sertão foi ao pantanal. E o mar virou sertão. Porque o balanço dos sonhos embala a todos nós, como as marolas da minha meninice. E renascemos todos da água benta de todos os santos e orixás em um espetáculo feito do esforço coletivo, que sempre vale mais do que a tristeza líquida da solidão.

Na noite do Cordel Encantado, Açucena, Jenuína e seus amigos celebraram a cerimônia do amor da tolerância, da beleza e do aprender permanente. Fomos privilegiados por ainda poder experimentar essa belezura.

Porque a música e a dança vão nos redimir no batismo das águas.

De um agradecido aprendiz,

Maurício Cintrão

PS: a bailarina da caixinha de música eram duas e eu não sabia (leia o texto “Ensinando a nadar”).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lá embaixo, o rio

  Talvez seja o maior desafio pessoal dos últimos anos. Talvez eu já tenha enfrentado outras batalhas sem nem ter percebido. Mas nunca me senti tão perto do limite como agora. Estou praticando uma trilha na beira do precipício. Às vezes olho para baixo. Às vezes olhos para o céu. Quase sempre olho em frente, para o caminho.  Não sei para onde vou. Mas vou seguindo. Vou rompendo limites.Vou desafiando minhas limitações. Apesar do esforço, tenho medo de gostar de olhar prá baixo. No pé do desfiladeiro corre um rio agitado, aprisionado por rochas. O barulho é convidativo. A altura é assustadora. A picada no meio da mata é ameaçadora. É preciso estar atento. E nem sempre estou forte. Conto com a companhia da solidão e com o aconchego de algumas pessoas amigas. São elas que chamam minha atenção quando namoro com o que há lá embaixo.  Vá seguindo, um passo de cada vez. Não desista. Não desanime. A dificuldade é só uma componente do trajeto. Mais pra frente o caminho fica mais f...

A catarse da confecção de máscaras

A minha atividade de arte educador envolve várias ações práticas, entre elas oficinas de artes em escolas, instituições e feiras de artesanato. Isso vem acontecendo mais intensamente há quatro ou cinco anos, desde que comecei a cursar Licenciatura em Artes Visuais, pela Uniasselvi. Sou jornalista aposentado com especialização em Arte Educação. Nas horas vagas, exercito possibilidades como artista visual. É por conta dessa atividade que fui formando uma rede de amigos (especialmente educadores), que conhecem minhas experiências estéticas com máscaras de diversas formas e tamanhos. Faço máscaras reutilizando papelão de caixas, transformadas com o uso de fita crepe, arame galvanizado, papel jornal e tinta PVA de artesanato. O resultado é interessante e atrai a atenção das pessoas. Os professores que o digam. Anda vira e mexe, sou convidado para ministrar oficinas em sala de aula. Aqui, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de SP, estou engatinhando nesses relacionamentos. Mudei para cá n...